..

Plástica de nariz

A plástica de nariz ou rinoplastia estética é uma das cirurgias mais tradicionais dentro da cirurgia plástica. É aquela que mais chama a atenção pelos resultados, uma vez que modifica o contorno facial da(o) paciente. É uma das condutas que mais evoluiram nos últimos anos, permitindo atualmente resultados estéticos e funcionais, com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz. Saiba mais a respeito acessando os tópicos abaixo:

>> Perguntas mais frequentes
>> Procedimentos antes da cirurgia
>> Procedimentos depois da cirurgia


Perguntas mais frequentes

A cirurgia estética do nariz deixa cicatrizes?
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos; consequentemente deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos, uma cicatriz imperceptivel é colocada na ”columela”
( parte inferior do nariz ).

Poderei escolher, para o meu futuro nariz, a forma que eu desejar?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido.

O resultado definitivo da “nova forma” é imediato?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase ( logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia ), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 12º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Como ficará minha respiração após a cirurgia?
A rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se.
Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando a correção simultânea de septo e pirâmide nasal demanda cuidados especiais, a cirurgia estética deverá ser feita numa segunda oportunidade.

Sofro de coriza constante. Poderá a cirurgia do nariz aliviar-me deste sofrimento?
A prática nos mostra que, em alguns casos, após realizada a rinoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. O importante é esclarecer que as funções respiratórias não podem ficar prejudicadas após a cirurgia estética do nariz, desde que esta seja conduzida dentro dos cuidados que a delicada intervenção demanda.

Por quanto tempo persiste o resultado obtido?
O resultado de uma rinoplastia é praticamente definitivo. Apenas deve-se ressaltar que após a 5ª década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas, devido à transformação da qualidade da pele que o reveste e da cartilagem que a sustenta.

A cirurgia estética do nariz é considerada como "pequena" ou "média" cirurgia? E as complicações?
Normalmente, é considerada uma cirurgia de pequeno porte. Raramente a rinoplasia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante "retoques", permitindo-nos obter o resultado almejado.
Os possíveis "imprevistos" não devem ser confundidos com as formas intermediárias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório mediato, até que atinja sua forma definitiva.
Quaisquer dúvidas a respeito de uma possível complicação pós-operatória serão esclarecidas pela nossa equipe, que se ante-cipará a informá-la(o) a respeito disto, sem qualquer
constrangimento.

Qual o tipo de anestesia que se utiliza para operação?
Tanto a anestesia local quanto a geral ou a local com sedação serão utilizadas.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente, 90 minutos. Raramente, em casos mais complexos, este tempo é ultrapassado.


...