..

Plástica de orelha

A orelha em abano é o defeito estético mais comum em relação a essa parte do corpo, ocorrendo em vários membros de uma mesma família. Durante a infância, a orelha de abano costuma causar constrangimentos e grande sofrimento à criança devido às chacotas de colegas e conhecidos. Assim, é recomendável que a cirurgia para correção do abano (otoplastia estética) ocorra entre os 5 e 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Saiba mais sobre essa cirurgia nos sub-links abaixo.


>> Perguntas mais frequentes
>> Procedimentos antes da cirurgia
>> Procedimentos depois da cirurgia



Perguntas mais frequentes

A cirurgia da orelha de abano deixa cicatrizes?
A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e a cabeça. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar quase inaparente.

Qual o tipo de anestesia?
Crianças: anestesia geral.
Adultos: anestesia local com sedação assistida ou a critério.

Qual o período de internação?
Anestesia geral: 8 horas
Anestesia local: 6 horas.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente em torno de 90 minutos (bilateral), ou 45 minutos (unilateral).

Há perigo nesta operação?
O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião. São riscos do cotidiano, aos quais estamos acostumados.
Há dor no pós-operatório?
Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

Como é o curativo?
Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Depois em geral é necessário manter uma touca ou tiara elástica por mais um ou dois meses à noite, para manter sua posição.

Quando são retirados os pontos? Há dor?
Em torno do 15 dia. Não existe dor na retirada.

Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 70% do resultado almejado. Após 8 semanas, o resultado será definitivo.

Não há o risco de voltar o problema do abano após a cirurgia?
Desde que devidamente conduzida a cirurgia e seguidas as orientações dadas pelo cirurgião e sua equipe, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.


...