..

Cirurgia de rejuvenescimento facial

Esta é uma das cirurgias mais procuradas pelos pacientes, num consultório de cirurgia plástica. Trata-se de conduta que permite resultados bastante naturais desde que cirurgião e paciente discutam detalhadamente sobre as possibilidades de resultado, durante o pré-operatório.

>> Perguntas mais frequentes
>> Procedimentos antes da cirurgia
>> Procedimentos depois da cirurgia


Perguntas mais frequentes

São utilizados curativos?
Sim. Geralmente são utilizados curativos secos. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?
Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de gaze embebido em soro fisiológico sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós-operatório?
Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente tratada com analgésicos de linha comum.

Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 48 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 4 e 12 dias.

Quando poderá ser utilizada maquiagem?
Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 12 dia.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.

Qual a evolução pós-operatória?
Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), manchas de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa estranha, que não se furtará à observação: Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer? É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Em tempo: um curto período de depressão emocional poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. É importante informar seu médico se você já teve ou tem depressão crônica. Isto é passageiro e geralmente advém da ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes.Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?
Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar mais bonitas. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com o intuito de informá-la(o).A respeito da cirurgia de rejuvenescimento facial. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.


...