..

Botox

Durante muito tempo, o Botox (nome comercial da toxina botulínica tipo A) foi utilizado pela medicina no tratamento de espamos musculares. Mas é como um poderoso aliado no tratamento das rugas faciais que a toxina botulínica tipo A - Botox entrou definitivamente no cotidiano das pessoas. Hoje, fala-se da toxina botulínica tipo A - Botox com a mesma naturalidade com que se discute sobre futebol ou o final da novela. Mesmo assim, persistem muitas dúvidas sobre essa poderosa arma da plástica estética. Veja a seguir, algumas das perguntas mais comuns:


Perguntas mais frequentes

Em que situações a toxina botulínica tipo A - Botox é mais eficaz?
A toxina botulínica tipo A - Botox tem se mostrado particularmente eficaz no tratamento das rugas da testa, região entre as sobrancelhas e canto dos olhos.

Há algum risco envolvendo uso estético da toxina botulínica tipo A - Botox?
Nos tratamentos estéticos, a toxina botulínica tipo A - Botox é utilizado em doses extremamente pequenas. Algo em torno de 1 a 1,5% da quantidade capaz de provocar complicações.

Como a toxina botulínica tipo A - Botox age?
A ação da toxina botulínica tipo A - Botox faz com que os músculos que provocam as rugas relaxem e não se contraiam por algum tempo.

A toxina botulínica tipo A - Botox anestesia a área em que foi aplicado?
Ao contrário do que muita gente possa pensar, a aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox não provoca qualquer perda de sensibilidade.

Quanto tempo dura o efeito de uma aplicação de Botox?
O efeito da toxina botulínica tipo A - Botox dura em torno de 6 meses para homens e 8 meses para a mulher. Após então, os músculos sob a ação da toxina botulínica tipo A - Botox recuperam a capacidade de se contraírem. Nesse caso, recomenda-se uma nova aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox.

A aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox é dolorida?
A aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox é feita com o uso de microagulhas, o que diminui sensivelmente qualquer tipo de incômodo.

Quanto tempo dura a aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox?
Normalmente, o procedimento é simples e rápido, consumindo algo em torno de quinze minutos em média. A aplicação é feita na própria clínica. Não há necessidade de repouso, o que possibilita ao paciente retomar normalmente suas atividades após sair da clínica.

Existem restrições após aplicar a toxina botulínica tipo A - Botox?
Existem poucas restrições após a aplicação da toxina botulínica tipo A - Botox. Recomenda-se, por exemplo, evitar movimentos bruscos nas primeiras horas após o procedimento bem como deitar-se ou esfregar a região que recebeu o Botox.

Os resultados da toxina botulínica tipo A - Botox são imediatos?
Normalmente, os resultados da toxina botulínica tipo A - Botox surgem nos primeiros 2 ou 3 dias e se consolidam após duas semanas.


...