..

Peeling

Peeling, do verbo "to peel", significa descamar, desprender, esfoliar. Esse tipo de tratamento propicia uma descamação superficial, média ou profunda da pele do rosto, dependendo dos resultados que se deseja obter. O peeling é indicado para marcas de acne ou catapora, manchas, rugas, cicatrizes e outras alterações da pele. No entanto, apesar dos seus benefícios, é preciso cautela antes de se submeter a um peeling.


Perguntas mais frequentes

Quais fatores devem ser levados em conta ao se fazer um peeling?
Irregularidade da pele e sua causa: seqüela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc.

Tipo étnico da(o) paciente: as pessoas de pele morena ou orientais são mais propícios às complicações do tipo "manchas". Dai, a menor incidência de sua indicação em países tropicais (Brasil, etc.).

Tipo de atividade profissional da(o) paciente.

Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.)

Motivação da(o) paciente.

Quantas sessões são necessárias para se obter o resultado desejado?
A abrasão poderá ser indicada em 1 ou mais sessões, com intervalos variáveis de acordo com o caso.

É necessário anestesia?
No caso de abrasão mecânica, sim. E a mesma poderá ser local ou geral. No caso de abrasão química, o procedimento é feito sob o efeito de sedação.

Há muita dor no peeling?
Os peelings menos intensos causam apenas desconforto, ardência, durante sua aplicação, enquanto que os mais intensos são feitos sob sedação e provocam um desconforto nas primeiras 24 horas, o qual é bastante amenizado com as pomadas indicadas e analgésicos e/ou antinflamatórios comuns.

Quanto tempo preciso me afastar de minhas atividades diárias?
Novamente depende da intensidade do peeling. Nos peelings mais leves quase não há essa necessidade; já nos mais intensos pode ser necessário 10 dias para poder voltar à ativa.

Existem complicações neste procedimento? Quais são?
Sim, mas elas podem ser evitadas através da perícia de seu médico e de sua total obediência às orientações. As mais comuns são a hiperpigmentação (manchas escuras), a hipopigmentação (manchas claras) e as cicatrizes hipertróficas (cicatrizes aparentes). Todas estão ligadas à escolha correta do método para cada paciente, conhecimento profundo deste método pelo cirurgião e obediência da(o) paciente às orientações dadas.

Quais precauções eu devo tomar depois do peeling?
Durante um período de seis meses, você deverá evitar a exposição ao sol, a fim de se prevenir o aparecimento de manchas na pele. Atualmente quase não se indica a abrasão da face simultaneamente à cirurgia do rejuvenescimento.
Geralmente se recomenda um intervalo de 60 dias entre uma conduta e outra. Raros casos (micro-sulcos peribucais) são feitos simultaneamente.


...