..

Como escolher seu cirurgião

Não importa o tipo de cirurgia plástica que você está considerando realizar, o fator mais importante para o seu sucesso é a escolha do cirurgião. A questão é: como você pode encontrar um cirurgião plástico qualificado, experiente e treinado? Relacionamos aqui, um pequeno roteiro que poderá ajudá-lo nessa tarefa. Leia atentamente cada tópico e procure seguir cada recomendação. Não tenha pressa. Vale a pena demorar-se um pouco mais nessa etapa porque se você escolher o cirurgião errado, as consequências podem ser difíceis de serem corrigidas depois.


>> Levantamento de nomes
>> Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Levantamento de nomes

Ao escolher um cirurgião plástico, sua primeira tarefa é fazer uma lista com os melhores profissionais disponíveis. Como encontrá-los? Algumas fontes podem ajudá-lo nessa tarefa.

Amigos
Se você conhece alguém que se submeteu a um procedimento igual ou semelhante ao seu, converse com ele a respeito. Mas não se decida por um cirurgião baseado apenas na opinião de um amigo. Cada paciente é único, e por consequência, o mesmo ocorre com cada cirurgia. Por isso, os resultados da sua cirurgia podem ser bem diferentes da do seu amigo.

Médicos
O seu médico particular é alguém que pode recomendar um bom cirurgião plástico. Pergunte-lhe quantos de seus pacientes ele indicou a este ou aquele cirurgião plástico e qual a opinião sobre cada um. Pergunte-lhe ainda se ele recomendaria determinado profissional a algum membro de sua própria família.

Enfermeiras
Se você conhece alguma enfermeira – ou alguém que conheça – você tem boas chances de obter uma opinião bem embasada a respeito de cirurgiões plásticos com quem ela tenha trabalhado.

Hospitais
Procure também por um hospital bem conceituado em sua comunidade e solicite o nome dos cirurgiões plásticos que lá operam.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O Diretório de Membros da SBCP é uma excelente fonte de nomes. Através da internet você poderá realizar a pesquisa por nomes ou por cidades, encontrando cirurgiões e conhecendo suas categorias de filiação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esta listagem poderá ainda ser apresentada ao seu médico de confiança, para que ele dê as suas referências.
Diretórios Especiais. Uma outra possibilidade é utilizar publi-cações oficiais conhecidas como "Guia de Especialidades", que eventualmente são editados e disponibilizado por conselhos de classe e associações de médicos em nível nacional, estadual e regional. Procure informar-se da existência de tal documento em sua própria área.

Propaganda Paga.
Você poderá encontrar muitos nomes de médicos nas páginas amarelas, jornais, revistas e outras formas de divulgação na mídia. Tenha sempre em mente que tais inserções são orientadas pelo próprio cirurgião, e por si só, não necessariamente qualificam o profissional. Tome cuidado com anúncios sensacionalistas que prometem resultados, especialmente com fotos de pré e pós operatório e ofertas de parcelamentos de honorários. Os bons especialistas não precisam se utilizar destes artifícios e sabem se conduzir zelando acima de tudo pela ética profissional.

1 | 2 | 3 |

...