..

Como escolher seu cirurgião

Não importa o tipo de cirurgia plástica que você está considerando realizar, o fator mais importante para o seu sucesso é a escolha do cirurgião. A questão é: como você pode encontrar um cirurgião plástico qualificado, experiente e treinado? Relacionamos aqui, um pequeno roteiro que poderá ajudá-lo nessa tarefa. Leia atentamente cada tópico e procure seguir cada recomendação. Não tenha pressa. Vale a pena demorar-se um pouco mais nessa etapa porque se você escolher o cirurgião errado, as consequências podem ser difíceis de serem corrigidas depois.
>> Perguntas mais frequentes
>> Procedimentos antes da cirurgia
>> Procedimentos depois da cirurgia


Consulta
Se você já reduziu a sua lista para dois ou três cirurgiões, deverá agora visitá-los para uma consulta inicial. Assim você poderá comparar suas personalidades, opiniões e condutas, honorários e a maneira como eles vão lhe responder às suas perguntas e explicar os riscos envolvidos. Saiba que você provavelmente terá de pagar por estas consultas, escolhendo ou não aquele profissional - vale a pena conferir mais de uma opinião!
Não sinta-se acanhada(o) em emitir dúvidas mesmo que sejam sobre temas triviais ou que possam parecer muito pessoais. Levar tópicos importantes anotados pode ser uma boa maneira de não esquecer as suas dúvidas.

Aqui estão algumas dicas do que buscar em sua consulta inicial:
- O médico deverá responder completamente a todas as suas dúvidas, numa linguagem que você possa compreender.
- Ele/ela deverá perguntar sobre as suas expectativas, discutí-las com você e considerar as suas reações quanto às recomendações dadas.
- Ele/ela deverá oferecer alternativas, quando apropriadas, sem pressionar você a realizar procedimentos desnecessários.
- Ele/ela deverá receber com naturalidade perguntas sobre sua formação, qualificações profissionais, experiência, honorários e formas de pagamento.
- Ele/ela deverá deixar bem claro não apenas os riscos envo-lvidos com a cirurgia mas também as possíveis intercorrências e complicações. Se o cirurgião utilizar fotografias de outros pacientes ou simulações em computador para ilustrar resultados possíveis, é preciso que fique bem claro que elas não significam garantia de que o seu resultado será o mesmo.
- Ele/ela deverá propiciar um ambiente aberto de informações onde a decisão final seja sempre sua.

Decisão:
Se você levantou o nome do seu cirurgião através de fontes boas e confiáveis, checou adequadamente suas credenciais, está satisfeito com a sua consulta inicial, e tem expectativas realistas e equilibradas sobre o procedimento, existem chances muito boas de você sentir-se feliz e realizada(o) com sua cirurgia plástica


...